Elaboração e Formatação de Projetos Culturais

Por Veronica Maisha  

 Redigir um projeto técnico para o segmento cultural não é tarefa das mais fáceis. Exige tempo, paciência, determinação e dedicação.
 Todos os dias milhões de pessoas vislumbram projetos, mas pouquíssimas conseguem transformar essas ideias em realidade, isto é, tirá-las do campo abstrato (pensamento) e trazê-las para o mundo real. Não existem ideias equivocadass equivocadas! Existem ideias passiveis de realização e outras não. Portanto, recomendamos a quem queira executar projetos na área da Cultura, que sempre ande com um caderninho para anotar as várias ideias que temos no dia a dia. Obvio que não precisará transformar todas em projetos, mas essas ideias devem ser pensadas uma a uma e selecionadas entre ideias realizáveis e ideias não realizáveis. Esse exercício chama-se brainstorming (tempestade de ideias) e é extremamente necessário ao processo de criação e maturação do projeto cultural. Feito o brainstorming é hora de adequar essa ideia em um projeto técnico.
  Mas afinal de contas, o que é um projeto técnico na área da Cultura?
O projeto técnico é um documento criado com o intuito apresentar propostas e ações, que serão desenvolvidas dentro dos limites de um tempo e orçamentos delimitados. É um documento que discorre sobre os procedimentos e recursos necessários para viabilizar o produto artístico e/ou cultural. Vale lembrar que esse tipo de projeto é totalmente diferente de um projeto acadêmico, dispensando citações e revisões bibliográficas, o quanto mais objetivo e direto for melhor.
 Todo projeto tem um início e um fim, com o propósito de chegar a algum resultado final. Para tornar menos tortuoso o caminho de elaboração e formatação do projeto técnico, apresentamos a seguir algumas dicas que devem ser consideradas antes da redação técnica:

1)      O que queremos criar? Ex.: um festival, um documentário, uma apresentação, um curso...

2)      Para quem? Ex.: crianças de 05 a 08 anos; estudantes do ensino médio, metalúrgicos...

3)      Onde? Em que lugar o projeto acontecerá? Ex.: Em São Paulo na Praça da Sé; na sede da Associação Horizontes; em Salvador no Pelourinho; no Centro Cultural XPTO...

4)      Quando? Em quanto tempo (meses ou dias)? Ex.: Novembro, do dia 15 à 20; março, abril, maio e junho de 2012...

5)      Por quê? Qual a importância de uma ação como essa? Ex.: essa ação é importante, pois fortalecerá o movimento cultural manguebeat em Recife; a execução desse projeto é importante, pois estimulará o protagonismo juvenil em Itaquera; essa ação é importante porque proporcionará momentos de descontração e interação do público...

6)      Quem/ profissionais necessários para a realização do projeto? Ex.: Diretor, atores, figurinista...

7)      Como? De que maneira essa ação será realizada? Ex.: realizaremos as pesquisas, depois entraremos em contato com os futuros entrevistados, realizaremos as entrevistas filmadas, iniciaremos a edição das imagens...

8)      Estimativa de quanto custará à execução do projeto? Ex.: R$5.000.000,00; R$500,00...

Lembre-se: cada etapa é muito importante e é fundamental que essa proposta seja refletida com outros integrantes do grupo, pensar antes de agir faz com que os possíveis erros sejam minimizados.

Questões preliminares respondidas? Agora sim vamos para o formato do projeto técnico:
1.      Nome do Projeto: um nome criativo gera expectativas e pode fazer a diferença;

2.      Sumário: vem após a capa indicando as partes e paginação do projeto.


3.      Apresentação: é a síntese da proposta, a descrição do projeto, a apresentação deve fazer menção ao público ao qual o projeto se destina.

4.      Objetivo: este item deve ser dividido em 2 partes: geral e específicos.
4.1. Objetivo geral: é um parágrafo explicativo que evidencia o que se propõe como resultado final do projeto. Ex.: Realizar um festival de musica afro-cubana, na cidade de São Paulo no mês de novembro.
 4.2. Objetivos específicos: são tópicos diretos e sucintos que apresentam as ações que possibilitarão a realização do objetivo geral. Dica: sempre começar com o verbo no infinitivo. Ex.: Pesquisar a música afro-cubana; apresentar o repertório musical afro-cubano; proporcionar; possibilitar; estimular...
Ob.: Nada de LEVAR CULTURA, ok? Porque partimos do pressuposto que todo ser humano é possuidor de Cultura.

5.      Justificativa: é a hora de “vender o peixe”. A justificativa deve evidenciar a importância da realização do projeto. Leve em conta as razões, circunstancias e contribuições que o projeto fará.

6.      Plano de trabalho / Cronograma: Passo a passo do que será feito e como esta organizado no tempo. Ex:

Etapas
Atividades
Mês 1
Mês 2
Mês 3
1
Pré-produção / preparação de elenco
 x


2
Produção / Execução

x

3
Divulgação
X
x

4
Avaliação


x

7.       Orçamento: O orçamento é conseqüência do cronograma.




 A estrutura básica para elaboração e formatação de um projeto técnico é esta. Não deixe de solicitar o atendimento técnico, oferecido gratuitamente pelo CADE, nele você poderá tirar dúvidas sobre a estrutura do seu projeto e também poderá se informar sobre editais e leis de incentivo que se adéquam ao seu projeto. Boa sorte!